Gabeira é lançado oficialmente candidato ao governo do Rio e coligação com PSDB é confirmada após impasses


Fonte:  O GLobo Online - 19/06/2010

RIO - Em festa embalada, em sua maioria, pela militância de políticos tucanos, como a vereadora Lucinha e a deputada Andrea Zito, o deputado federal Fernando Gabeira foi lançado oficialmente neste sábado candidato ao governo do estado pelo PV. No início da convenção da coligação, em Niterói, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB) confirmaram que chegou ao fim o impasse em torno da aliança que sustenta a candidatura de Gabeira. O PSDB recuou e manteve a chapa original. O candidato a vice de Gabeira é o tucano Márcio Fortes e, para o Senado, foi lançado o nome de Marcelo Cerqueira do PPS, além do ex-prefeito Cesar Maia, pelo DEM.

A candidatura de Gabeira também poderá receber o apoio do ex-governador Garotinho já no primeiro turno. De acordo com a coluna de Merval Pereira no jornal de domingo , a aprovação da lei da Ficha Limpa - que deixou Garotinho inelegivel por três anos - faz com que o ex-governador tenda a não disputar mais a eleição, antecipando assim o segundo turno com o apoio ao rival do governador Sérgio Cabral, candidato à reeleição. 

Foto: Marcio Dias e Otávio Leite

Na última hora, o PSDB havia decidido que queria lançar candidato ao Senado pela coligação. A ideia foi frustrada pelo PPS, que não abriu mão da vaga . Na sexta-feira, a assessoria do candidato José Serra (PSDB) chegou a dizer que ele não vinha à convenção. À noite, no entanto, foi mantida a possibilidade de ele comparecer no evento em Niterói. 

Foto: Cesar Maia, Luiz Paulo e Rodrigo Maia.

No palco do clube Canto do Rio, em Niterói, onde aconteceu a convenção do PV, as fotos dos presidenciáveis Marina Silva e José Serra apareciam lado a lado. Foi divulgado que os dois, em horários diferentes, eram esperados no encontro. No entanto, a convenção terminou sem que os dois tivessem chegado , o que só ocorreu depois do encerramento do encontro. Marina e Serra não se esbarraram, evitando uma saia-justa. 

" Finalmente prevaleceu o bom senso. Ontem zerou o taximetro e comecou uma outra corrida "
Cesar Maia diz ter conversado na sexta-feira, no final da noite, com o filho Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM, que teria recebido de Serra a informação do fim do impasse. E considerou uma "besteira" a tentativa do PSDB de propor um candidato ao Senado. 
 - Finalmente prevaleceu o bom senso. Ontem zerou o taximetro e comecou uma outra corrida.
O deputado Luiz Paulo considera o impasse coisa do passado. 
 - Isso já faz parte do passado. Houve um atrito? Houve. A corda foi esticada, mas se chegou a esse entendimento muito tarde da noite - disse o deputado, que afirmou que conversou com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, às 23h50 de sexta-feira.

Foto: Gabeira e Luiz Paulo ao fundo.

Gabeira chegou de barca a Niterói, onde acontecia o encontro da coligação, que foi apresentado pelo dramaturgo Moacyr Góes e pela atriz Claudia Ohana. Mais cedo, ele confirmou pelo Twitter a realização da convenção que o lança como candidato ao governo do Rio pela coligação PV-PSDB-DEM-PPS. 

O coro foi reforçado pelo pré-candidato ao Senado do DEM, o ex-prefeito Cesar Maia. Ele afirmou que as incertezas que surgiram esta semana não passam de "espuma", numa referência à expressão usada por Serra ao questionar, mês passado, se o corte de cerca de R$ 10 bilhões no orçamento anunciado pelo governo na época era real. 

"Operação Espuma! Bem, hoje sai a Convenção PSDB-DEM-PPS-PV do RJ. Tudo como antes. Era apenas espuma", disse Cesar Maia no Twitter.

Impor terminal pesqueiro é uma violência contra o bairro da Ribeira


Deputado Estadual Luiz Paulo - PSDB

Rio - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer construir um terminal pesqueiro público no simpático bairro da Ribeira, na Ilha do Governador, e isso vem gerando um justificado desespero nos moradores daquela área.

Ninguém tem dúvida que o Rio precisa de um entreposto moderno e que não pode continuar usando um improvisado — na Ceasa —, instalado num local distante dos pontos de atracação.

Agora, querer impor um grande terminal numa área residencial chega a ser criminoso. Quem se lembra do entreposto da Praça 15, desativado em 1992, sabe do que estou falando.

Não se aguentava o cheiro, sentido a centenas de metros, e, já naquela época, o vaivem de caminhões atravancava o trânsito de toda aquela área do Centro do Rio. Aquela região, inclusive, demorou alguns anos para se revitalizar.

O absurdo é que pretendem, ao arrepio da lei, construir esse terminal numa área classificada pela legislação municipal como zona residencial. Mas o mais preocupante é o risco que o empreendimento pode causar no tráfego aéreo.

A Resolução 4 do Conselho Nacional de Meio Ambiente proíbe o funcionamento de atividades que atraiam pássaros num raio de 20 quilômetros de aeroportos. Isso posto, fica a pergunta: quem vai se responsabilizar se um pássaro causar uma tragédia aérea próximo ao aeroporto Tom Jobim?

Órgãos técnicos de aviação garantem que o projeto do terminal pesqueiro amplia os riscos iminentes já encontrados no local. A Prefeitura já se manifestou contrariamente. Os moradores também são contra. A atividade já é feita em outro local e, portanto, não vai gerar novos empregos.

Fica a pergunta: a quem interessa esse terminal na Ilha?

Fonte: O DIA ONLINE - 08/06/2010

Lançamento da Comissão de Combate as Drogas da Seccional OAB/RJ


(Foto: Marcio Dias, Wanderley Rebello, Francisco Carrera, Willian Teixeira e Mariléa da Cruz)

Foi lançada nesta última sexta-feira (28/05/10), a Comissão de Combate as Drogas da Seccional OAB-RJ, na qual faço parte.

O evento reuniu inúmeras autoridades da área. A referida comissão será presidida pelo secretário-geral adjunto da OAB/RJ, Wanderley Rebello Filho. 

O grupo, integrado por advogados, especialistas e profissionais de diversas áreas, pretende trabalhar com o foco voltado, principalmente, para crianças e jovens, e definirá em breve o nome oficial com que vai atuar. "Temos que trabalhar junto àqueles que são mais vulneráveis", disse Wanderley.
Estiveram presentes, como palestrantes a especialista Mina Seinfeld de Carakushansky, Presidente da associação Brasileiros Humanitários em Ação e ex-secretária municipal de Prevenção à Dependência Química, o produtor João Estrella, traficante nos anos 80 que deixou o mundo das drogas, dedicando-se à produção de shows e a palestras sobre o tema. O grupo Bitetti Combat/MMA foi outro participante do lançamento e prometeu apoiar o trabalho da Comissão. 
Integraram a mesa, ainda, o superintendente da Polícia Federal no Rio, Angelo Gioya, o conselheiro e diretor da Caarj Ricardo Menezes e o membro honorário da Seccional Helio Saboya. Compareceram ao evento a secretária-adjunta da Caixa, Naide Marinho, conselheiros, representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e de diversas subseções, entidades da sociedade civil e estudantes.

"Direito ao Alcance de Todos". Rio de Janeiro: OAB/RJ, 2006.

"Direito ao Alcance de Todos". Rio de Janeiro: OAB/RJ, 2006.
"Multas de Trânsito". Marcio Alexandre Dias da Silva (pág. 80)

Assessoria de Assuntos Comunitários - OAB Barra da Tijuca

Visitantes

Contador de visitas

Postagens populares