Marcio Dias participa da palestra sobre a Transoeste e a Transolímpica




Agostinho (ACIBARRA), Luiz Igrejas (AMAR), Marcio Dias (OAB Barra), Thiago Mohamed (Subprefeito), Soraia (Rio Sport Center), José Wilson (ACIBARRA) e Engenheiros da Prefeitura.

Av.Ayrton Senna não terá mais semáforos

Na manhã desta terça-feira, dia 13 de setembro, o subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Vargens, Tiago Mohamed, juntamente com engenheiros responsáveis pelas obras da Transoeste e Transcarioca palestrou no auditório do Casa Shopping com representantes da Acibarra e demais associações locais para os empresários da região da Zona Oeste do Rio. O tema do encontro foram as alterações viárias na região devido as obras dos corredores expressos na região da Barra da Tijuca.

Conforme já noticiado pelo Portal Aib News, atualmente a obra viária da Transoeste é a mais adiantada da cidade. O prazo de entrega à população, de acordo com a prefeitura da cidade, é maio de 2012. O corredor expresso trará inúmeros benefícios viários para a cidade, principalmente para a Barra da Tijuca, sendo uma delas a substituição dos semáforos na Avenida das Américas por passarela de pedestres, a construção de pontes e viadutos.

De acordo com a subprefeitura o trecho que compreende a Avenida das Américas e a Avenida Ayrton Senna é o que vai sofrer as maiores alterações viárias. Entre as intervenções está à construção de dois mergulhões, a princípio seriam três, mas de acordo com estudos da CET-RIO, o projeto do terceiro, que seria construído próximo ao Via Parque, foi substituído por duas alças viárias que vão ligar a Avenida Abelardo Bueno ao Via Parque. Os mergulhões visam eliminar os retornos que tanto causam engarrafamentos na Barra. Também será construída uma nova pista ligando a Linha Amarela a Av. Ayrton Senna e uma ponte estaiada sobre o Canal do Camorim que vai começar na Avenida Ayrton Senna. Parte do canteiro central irá abrigar o corredor do BRT, mas a ciclovia e a vegetação serão realocadas, também não será removido o monumento do Pan, que está localizado na Av. Abelardo Bueno.

Subprefeito da Barra e de Jacarepaguá, Tiago Mohamed lembra que a Transoeste vai melhorar a qualidade do trânsito na Barra e toda região, facilitar o tráfego de veículos, diminuir o tempo de trajeto para deslocação entre bairros próximos. Ele também ressalta que como em toda obra, é necessário passar por alguns sufocos até que se chegue ao resultado final. “Estas intervenções viárias, principalmente a Transoeste, não são apenas uma questão de cumprir requisitos para as Olimpíadas. Esta obra está projetada há bastante tempo, mas com o crescimento da Barra e do Recreio, o corredor se tornou mais do que necessário”, declarou Mohamed, que também acrescentou que em 30 anos a cidade do Rio de Janeiro não via tantos investimentos, principalmente em transporte público.

Já o corredor TT, também chamado de Transcarioca, cujo custo aproximado é de R$ 1,3 bilhão, foi dividido em dois lotes de obras, a serem concluídos em três anos. As obras na Barra estão em andamento próximo a Cidade da Música e ao Via Parque, elas compreendem o primeiro trecho que abrange a Barra da Tijuca, diversos bairros da zona oeste e bairros da zona norte, de 28 km e o corredor T5 que terá ao todo 39 km e transportará cerca de 400 mil passageiros por dia. A expectativa da prefeitura é de uma redução de 60% no tempo gasto no trajeto entre a Barra e a Ilha do Governador, passando por bairros da zona norte como Madureira e Penha. Assim como a Transoeste vai eliminar os semáforos das Américas, a Transcarioca vai eliminar os sinais de trânsito da Ayrton Senna.

Os demais corredores a serem construídos na cidade são: a Transolímpica e a Transbrasil. A Transolímpica está sendo licitada e será uma das obras que vai compreender o maior número de desapropriações, o que irá dificultar os trabalhos iniciais e a Transbrasil está em fase de planejamento.

No encontro também foi abordada a questão do calçamento no Recreio dos Bandeirantes, de acordo com a subprefeitura esta questão também depende das concessionárias de serviços, como: Light e Cedae que também estão realizando reestruturação no local.
 
Fonte: Plantão Barra: Graça Paes


Marcio Dias participa do 31º CCS no Parque Marapendi




O Rock in Rio e a saúde do bairro foram temas do encontro

Na manhã de segunda-feira, (12/9) foi realizada a reunião mensal do 31º Conselho Comunitário de Segurança – 31º CCS, no auditório do Parque Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Estavam presentes o presidente do 31º Conselho, Cléo Pagliosa, acompanhado de secretários, o assessor especial da presidência da OAB-Barra para Assuntos Comunitários, Dr. Márcio Dias, o Comandante do 31º BPM, Ten. Cel. Gaspar, a Coordenadora dos CCS e diretora do ISP – Instituto de Segurança Pública, Dra. Edna Pinto de Araújo, o Inspetor Bruno, da 4ª Inspetoria da Guarda Municipal, o assessor da subprefeitura da Barra, Jacarepaguá e Vargens, o administrador Regional da Barra, Alvir Rosa, o assessor da subprefeitura da Barra, Thiago Balzan, a representante da DPCA, Drª Valéria Sadio, representantes de associações civis e comunitárias da região.

No encontro o Ten. Cel. da PMERJ, Gaspar falou sobre o policiamento na região no período do Rock in Rio, que contará com a ajuda do 18º BPM e de sua permanência no batalhão até o término da realização do evento. Logo após, ele será transferido por conta de uma promoção. Os representantes das unidades policiais civis militares pediram aos presentes que repassem ressaltem em suas associações a importância da ocorrência policial para todo e qualquer delito, para que estes possam fazer parte das estatísticas e possam auxiliar no reforço de policiamento local, quando necessário.

Na ocasião também foram tratados assuntos referentes aos menores de rua que perambulam pelos sinais, fato este que foi debatido pelos representantes da GM, da ISP e do SEOP. Também foram abordadas questões referentes ao Rio Morto e ao atendimento deficiente do Hospital Municipal Lourenço que está com efetivo médico precário para o setor de emergência. De acordo com a diretoria do 31 CCS, há cerca de um ano já havia sido realizada uma reunião com o secretário municipal de Saúde, onde foi expedido um ofício citando este mesmo problema, e até o momento a situação continua sem solução.


Fonte: Plantão Barra: Graça Paes



ALUNOS DO MBA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA DA ALERJ VISITAM PORTO DO AÇU



Foto: Roger Vilela / Divulgação
Alunos do curso de MBA de Inovação em Gestão Pública estiveram, no último final de semana, visitando municípios do Norte fluminense para avaliar os impactos regionais da instalação do Porto do Açu, em São João da Barra. A visita complementa o conteúdo passado em sala de aula pela professora Desirrée Guichard, responsável pela cadeira de Economia e Organização Política do Estado do Rio de Janeiro, e é o segundo trabalho de campo da disciplina – o primeiro foi uma caminhada pelo Centro da capital. “Foi ótima a nossa visita técnica ao Superporto do Açu. Além do conhecimento técnico, foi muito bom para estreitarmos amizades”, apontou Leandro Sarzedas, um dos alunos do curso.

Os alunos passaram por Rio das Ostras, Macaé, Campos e São João da Barra. Em Macaé, observaram o impacto da atuação da Petrobras no município, tais como a explosão demográfica e a atração de empresas ligadas ao ramo petrolífero. Da mesma maneira, em Rio das Ostras, os alunos constataram a criação de uma área de especial interesse de negócios, voltada para a prospecção de novas empresas para atuar na cidade, vizinha a Macaé.

Já no território onde será instalado o Superporto do Açu, da empresa LLX, subsidiária do grupo EBX, os alunos foram recebidos pelo gerente de Responsabilidade Social, Edmar Borralho, e pelo coordenador de Relações Institucionais, Marcos Faustini, que ciceroneou o grupo em uma visita guiada pelo terreno e pelas dependências cujas obras já se iniciaram. O entorno do superporto abrigará empresas de construção off-shore, siderúrgicas, termoelétricas e montadoras de automóveis, entre outros empreendimentos.

“Nossa meta é chegar a 2026 com 70 mil pessoas trabalhando no Superporto”, apontou Faustini. De lá, os alunos da Elerj seguiram para o município de São João da Barra, onde conheceram a história da cidade.
 
Fonte: ALERJ Notícias - 05/09/2011
Texto de Fernanda Galvão

"Direito ao Alcance de Todos". Rio de Janeiro: OAB/RJ, 2006.

"Direito ao Alcance de Todos". Rio de Janeiro: OAB/RJ, 2006.
"Multas de Trânsito". Marcio Alexandre Dias da Silva (pág. 80)

Assessoria de Assuntos Comunitários - OAB Barra da Tijuca

Visitantes

Contador de visitas

Postagens populares